Bebê Rena: entenda o final explicado da intrigante série da Netflix


O final da minissérie intrigou o público em história que ilustra uma perseguição real sofrida pelo ator e dramaturgo Richard Gadd; veja explicação dos capítulos finais O final de Bebê Rena deixou o público com diversos questionamentos sobre o desfecho da situação retratada na minissérie. A produção conquistou o primeiro lugar entre os seriados mais vistos da Netflix graças ao enredo intrigante e inspirado em eventos reais. Criada pelo ator e dramaturgo escocês Richard Gadd (Outlander), o show acompanha o drama real sofrido por Gadd quando este foi perseguido durante três anos por uma mulher em Londres. A stalker é representada pela atriz Jessica Gunning (Orgulho e Esperança), que atua junto com Nava Mau (Generation) e Shalom Brune-Franklin (O Turista) no cast principal.
No momento, Bebê Rena apresenta nota 8,1 no IMDb e aprovação de 97% no Rotten Tomatoes, sendo marcado com o selo “Fresh” (fresco). Além de abordar o tema da perseguição, o show ainda abre espaço para representações mais intimistas, como dependência emocional, transtornos mentais e violência sexual. Caso tenha ficado perdido durante o desfecho do episódio, o TechTudo esclarece em seis tópicos tudo o que você precisa saber sobre a série. Veja, a seguir, a explicação para o final. Essa matéria contém spoilers sobre o desfecho da série.
🎬 Bebê Rena: conheça elenco e personagens da série perturbadora da Netflix
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Um comediante tem sua vida pessoal e profissional afetada por uma stalker
Reprodução/The Movie Database
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Ainda não entendeu o final de Bebê Rena? Veja a seguir as seguintes perguntas sobre a série.
Por que Martha persegue Donny?
De onde vem o nome “Bebê Rena”?
Donny e Teri terminam juntos?
Martha vai para a cadeia?
Donny enfrenta seu agressor?
Como termina a série?
1. Por que Martha persegue Donny?
A relação entre Donny e sua stalker Martha começa no The Heart, o pub onde o aspirante a comediante trabalha em Londres. Uma abatida Martha entra no pub sem ter dinheiro para consumir nada no local. Comovido pelo olhar abatido da mulher, Donny oferece um chá de graça para ela.
É possível que a perseguição tenha iniciado devido à compaixão de Donny por Martha em um momento de sofrimento da mulher. Como ela demonstra sofrer de uma forte dependência emocional, e também pelo fato de Donny não ter colocado limites nas aproximações problemáticas da perseguidora (como nos momentos em que ela flerta sexualmente com o bartender), Martha viu isso como uma possível relação amorosa entre os dois.
Além disso, a mulher possui um largo histórico de perseguição a outras pessoas. Antes de conhecer Donny, a criminosa já foi presa por assediar um ex-chefe e agredir fisicamente sua filha surda. O bartender também descobre que Martha mentia sobre sua vida, pois a ex-advogada mora em uma quitinete insalubre e não é uma profissional bem-sucedida como dizia ser.
Martha conhece Donny no pub onde ele trabalha
Divulgação/Netflix
2. De onde vem o nome “Bebê Rena”?
Nas milhares de mensagens mandadas por Martha, um termo aparece constantemente: Bebê Rena. Donny não faz a menor ideia do que se trata o termo, mas isso é esclarecido no sétimo e último episódio. Em uma mensagem de voz enviada a Donny, a stalker explica de onde veio a expressão. Quando criança, Martha tinha uma rena bebê de pelúcia que foi seu companheiro em diversas situações; em especial, quando ela presenciava as brigas constantes de seus pais.
“Você é igualzinho a essa rena. O mesmo nariz, olhos, a mesma bundinha fofa, ela é muito importante para mim”, esclarece Martha no áudio. Como a série está disposta a mostrar o lado psicológico por trás do crime de stalking, isso abre possibilidade para compreender as perseguições de Martha como a busca incessante por atenção e cuidado de outras pessoas. Algo que ela não teve durante grande parte de sua vida solitária, como a própria cita: “Sempre quis saber isso. Por que as pessoas se conhecem, se apaixonam e tal. Acho que isso leva a essa coisa de ‘bebê rena'”.
Donny descobre a origem do termo “bebê rena” após ouvir um áudio de Martha
Divulgação/Netflix
3. Donny e Teri terminam juntos?
Apesar de Martha forçar um namoro com Donny, a verdadeira paixão do protagonista é a terapeuta Teresa “Teri”, interpretada por Nava Mau (Generation). Os dois se conhecem em um site de encontros focado em pessoas trans. Mesmo estando apaixonado por Teri, Donny sente vergonha de se encontrar em público com a moça, por medo de ser alvo de chacota dos colegas. Por isso, ele mente sobre sua identidade e profissão à moça.
A relação entre os dois é marcada por duas separações. A última acontece após Teri confrontar Donny sobre o porquê do comediante não ter sido mais firme em sua relação com Martha. Cansada das perseguições violentas de Martha, a moça resolve pôr um fim na relação com o protagonista. No sétimo episódio, vemos que Donny tenta se reconcilar novamente com Teri, mas esta já está em um outro relacionamento.
Cansada das agressões de Martha, Teri resolve terminar seu relacionamento com Donny
Divulgação/Netflix
4. Martha vai para a cadeia?
Martha Scott pega nove meses de reclusão em regime fechado, além de uma ordem de restrição de cinco anos onde a agressora não deverá se aproximar de Donny ou qualquer uma de suas outras vítimas. A polícia começa a investigar o caso quando Donny menciona o nome da stalker, que já tinha feito outras vítimas e estava nos registros policiais. No entanto, eles alegam que as mensagens não são consideradas perigosas.
No sétimo episódio Martha comete um erro grave quando manda uma mensagem de voz ameaçadora contra Donny, deixando claro que ela é um perigo não só para o rapaz como também para sua família, amigos ou até mesmo qualquer outra pessoa de Londres. Donny manda a mensagem para a polícia e Martha finalmente é detida e encaminhada para o julgamento. No júri, ela inesperadamente se considera culpada em todos os casos de perseguição da qual é acusada.
Martha é presa por nove meses após confessar os crimes de perseguição que cometeu
Divulgação/Netflix
5. Donny enfrenta seu agressor?
A relação entre Darrien, um roteirista de televisão, e Donny começa quando os dois se conhecem durante um festival em Edimburgo. O que era para ser uma relação profissional entre um experiente roteirista de TV e um iniciante artista da comédia se transforma num ciclo de abusos e manipulações.
Por ser o mais explícito capítulo da série em conteúdo de violência sexual, o quarto episódio deve ser visto com cautela (assim como as descrições a seguir). Nele, vemos que Darrien introduziu as drogas na vida de Donny com o intuito de fazer o jovem “perder o medo”, mas a real intenção era fazer com que ele estivesse vulnerável ao sexo sem consentimento. Os constantes estupros sofridos por Donny causam um trauma tão forte no rapaz que ele se sente confuso com a própria sexualidade, buscando múltiplos parceiros sexuais e experiências agressivas que tentem reproduzir o que ele sofreu com Darrien
Donny é apresentado às drogas graças a Darrien, que quer deixar o rapaz inconsciente para abusá-lo
Divulgação/Netflix
Dias depois do comediante finalmente ver Martha ser responsabilizada por seus crimes, Donny reencontra um roteiro que escreveu para ser aprovado por Darrien. Ele vê uma mensagem de aprovação na última página e resolve reencontrar o roteirista. Durante a conversa, Darrien convida Donny para trabalharem juntos, com pagamento envolvido, e o comediante aceita. No entanto, não fica claro se as intenções de Donny envolviam culpabilizar o agressor pelos estupros que cometeu. Tanto que o roteirista sequer se desculpa ou se responsabiliza pelas ações do passado.
Ao sair da casa de Darrien, Donny começa a chorar no meio da rua. O motivo da reação dele nesse momento é incerta, pois não sabemos se ele está satisfeito em poder trabalhar de forma renumerada na TV ou se está decepcionado por ter confiado novamente na palavra de um manipulador e agressor sexual.
Donny resolve reencontrar seu agressor após a prisão de Martha
Divulgação/Netflix
6. Como termina a série?
Ao fim do último episódio, Donny está mais confiante em seguir a vida. Com a fama obtida devido ao vídeo de sua crise emocional durante o show, o ex-bartender deixa de lado a comédia e passa a investir em outros projetos artísticos. No ramo pessoal, ele reata sua amizade com a ex-namorada Keeley (Brune-Franklin) e a mãe desta, Liz (Nina Sosanya), que dava abrigo ao protagonista como forma de superar o luto pela morte do filho mais velho.
Depois do colapso psicológico causado pelo reencontro com Darrien, Donny começa a ouvir as mensagens elogiosas mandadas por Martha como forma de elevar sua autoestima. No trajeto ele para em um bar e ouve a explicação da stalker sobre a origem do termo “bebê rena”. Nesse momento, ele pede um drink no pub e descobre que não tem dinheiro para pagar. Ao ouvir do bartender que a bebida ficaria por conta da casa, Donny relembra a primeira vez que conheceu Martha e olha fixamente para o atendente. Ao fim, fica em aberto se o protagonista terá ou não o mesmo comportamento da stalker.
Ao receber um drink de graça, Donny relembra a primeira vez que encontrou Martha
Divulgação/Netflix
Confira o trailer de Bebê Rena
Bebê Rena: veja trailer da minissérie Netflix #trailer
Com informações de Cosmopolitan, Forbes, Marie Claire, Netflix, Radio Times
🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ
Mais do TechTudo
Initial plugin text

Tags

Compartilhar:

Em Destaque
Categoria

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.