5 filmes e séries que foram gravados com o celular e você não sabia


Primeiro filme gravado com celular foi Uneasy Lies The Mind, de Ricky Fosheim, e depois dele, outros títulos foram sucessos pelo público e crítica; confira lista com produções Gravar um filme com um celular pode parecer inusitado, mas já acontece no cinema e, consequentemente, em streamings como Netflix, Apple TV+ e mais. Grandes estruturas de gravação não são mais tão necessárias para a realização de um filme — ao menos não no sentido da utilização de câmeras. Desde o lançamento de Uneasy Lies The Mind (2014), de Ricky Fosheim, vários diretores de produções para o cinema e para a televisão sem comprometer a qualidade das obras.
O filme Tangerina (2015) e até mesmo o episódio Connection Lost, da série Modern Family, exibido em 2015, foram gravados usando celulares. No caso do primeiro, três iPhones 5s foram utilizados na filmagem. O resultado não poderia ter sido melhor: o longa foi muito aclamado pela crítica. Pensando nisso, o TechTudo lista abaixo produções — a maioria, independente — que foram realizadas apenas com as câmeras de celulares e onde assistir a cada uma delas.
🎬 12 filmes amados que mereciam uma sequência, mas ainda não tiveram
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Filmes como Uneasy Lies The Mind (2014) foram gravados por iPhone
Divulgação/IMDb
📝 Onde assistir ao filme The Assault? Veja no Fórum do TechTudo
Na lista do TechTudo, você encontra filmes como:
Tangerina (2015)
O Céu é o Limite (2019)
Procurando Sugar Man (2012)
Uneasy Lies The Mind (2014)
Modern Family (episódio Connection Lost) (2015)
1. Tangerina (2015)
O aclamado filme, dirigido por Sean Baker (Projeto Flórida), acompanha a vida de Sin-Dee (Kitana Kiki Rodriguez), uma garota de programa transexual que descobre, após sair da prisão, que o namorado Chester, vivido por James Ransone (It: Capítulo 2), está se relacionando com uma outra mulher. Sentindo-se traída, a personagem sai à procura do traidor e de sua amante em busca de vingança.
Contando ainda com Mickey O’Hagan (Príncipe da Broadway) e Mya Taylor (A Caixa de Pandora) no elenco principal, o longa foi indicado em quatro categorias no Independent Spirit Awards em 2016. No IMDb, acumula uma média de 7,1 na nota do público. No Rotten Tomatoes, conquistou 96% da aprovação dos críticos. O filme está disponível para streaming no Filmicca.
Em Tangerina (2015), Kitana Kiki Rodriguez interpreta mulher que buscar vingar traição do ex-namorado e cafetão
Divulgação/IMDb
2. O Céu é o Limite (2019)
Com Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo) no comando da direção, o filme mergulha no cenário da NBA que, na produção, está paralizada. O lockout no torneio de basquete põe em xeque a carreira de um dos jogadores mais promissores do agente esportivo Ray Burke. A situação complicada, entretanto, é a deixa para que ele descubra uma fórmula para ajudar o atleta.
A produção da Netflix conta ainda com Melvin Gregg (Snowfall), Zazie Beetz (Coringa) e Bill Duke (O Predador) no elenco. Este foi o segundo filme de Soderbergh gravado com um iPhone — ele já havia produzido Distúrbio, que foi feito no mesmo esquema. No IMDb, o longa tem uma média de 6,2 na nota do público. No Rotten Tomatoes, por sua vez, alcançou 91% da aprovação da crítica. Está disponível para streaming na Netflix.
O Céu é o Limite (2019), da Netflix, mostra agente esportivo que se reinventa para ajudar atleta em meio a caos na NBA
IMDb
3. Procurando Sugar Man (2012)
O documentário remonta aos anos 1990, quando o roqueiro Sixto Rodriguez desapareceu da cena musical após ter lançado dois discos que não haviam feito tanto sucesso. Alguns boatos diziam até sobre uma suposta morte dele. A produção de Malik Bendjelloul, parte gravada por meio de um iPhone, mostra como foi a intensa busca de dois fãs sul-africanos pelo cantor naquela década.
Vencedor do BAFTA e o Oscar de Melhor Documentário, o longa é reconhecido pela mistura de uma produção informativa sobre a vida do cantor, morto em 2023, e toques de mistério, motivados pelo desaparecimento dele. No IMDb, a avaliação do público é 8,2. O longa detém uma marca de 95% da aprovação da crítica, de acordo com o Rotten Tomatoes. Está disponível para aluguel e compra na Apple TV+.
Procurando Sugar Man (2012) mostra incansável busca de fãs pelo ídolo Sixto Rodriguez, que havia desaparecido da cena musical nos anos 1990
IMDb
4. Uneasy Lies The Mind (2014)
Estrelado por Jonas Fisch (Anjos e Demônios) e Dillon Tucker (Pure O), o filme passa pelas memórias em fragmentos de um homem que vê a sua saúde mental desmoronando durante um retiro de casais. O longa foi primeiro a ser gravado com um iPhone — o modelo usado foi o 5. Mas longe de isso ser um problema: a direção de Ricky Fosheim usa as limitações do dispositivo até para retratar o caos na vida do protagonista.
Enquanto no Rotten Tomatoes, avaliações tanto da crítica quanto do público não estão disponíveis, no IMDb, a produção conta com uma nota de 6 pontos perante o público. Entre os comentários no agregador, é possível ver opiniões contrastantes sobre a produção. Um dos espectadores ressalta que o filme é “rico em detalhes deliciosos e contradições intrigantes, tornando-se um dos filmes mais inovadores e audaciosos que vi este ano [2014]. Outro afirma que o longa “falhou em entregar nos lugares interessantes que prometia explorar. Foi uma oportunidade perdida”. No Brasil, está disponível para streaming apenas na plataforma Tubi.
Uneasy Lies The Mind (2014) usa limitações do iPhone 5 para retratar caos na saúde mental do protagonista
IMDb
5. Bônus: Modern Family (episódio Connection Lost) (2015)
O 16° episódio da série, cocriada e produzida por Steve Levitan, tem cenas que mostram a família protagonista conversando através de chamadas de vídeo. A filmagem do episódio, aliás, foi feita por meio de iPhones e iPads. De acordo com o jornal O Globo, Levitan afirma que os atores colocavam a mão em cima da cabeça dos cinegrafistas “para que não parecesse que o telefone estava flutuando no espaço”.
O desenvolvimento do episódio mostra como o computador de Claire (Julie Bowen) torna-se o centro das atividades de sua família durante o período de tempo no qual ficou presa em um aeroporto. Apenas este capítulo da série atingiu uma nota de 9,5 na avaliação do público. A sexta temporada de Modern Family está disponível para streaming no Star+.
Episódio de Modern Family, que mostra família conversando via chamada de vídeo, foi filmado por meio de iPhones e iPads
IMDb
Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4 e 5) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3 e 4) e O Globo
🎥 Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming
Guia Apple TV+: veja preço, filmes e séries do catálogo e mais do streaming
Mais do TechTudo
Initial plugin text

Tags

Compartilhar:

Em Destaque
Categoria

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.