The Game Awards: relembre vencedores de Melhor Jogo do Ano dos últimos 10 anos


Confira todos os games que venceram o The Game Awards pelos últimos 10 anos desde que a premiação foi criada; Baldur’s Gate 3, da Larian Studios, foi o vencedor de 2023 O The Game Awards 2023 foi realizado nesta última quinta-feira (7), e escolheu Baldur’s Gate 3 como Melhor Jogo do Ano. O evento, que é constantemente comparado ao “Oscar” dos videogames, já premiou diversos games de peso desde a sua criação em 2014, entre eles Elden Ring, The Last of Us 2 e títulos mais surpreendentes como It Takes Two e Overwatch.
Pensando nisso, separamos uma lista com os games vencedores na categoria de Melhor Jogo do Ano nos últimos 10 anos do The Game Awards. Vale lembrar que o TechTudo participou do júri técnico que ajuda a selecionar os indicados da premiação. Confira:
🎮 The Game Awards 2023 tem DLC de God of War, Hellblade 2 e mais; veja
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Baldur’s Gate 3 foi o grande vencedor na categoria Melhor Jogo do Ano do The Game Awards 2023
Reprodução/The Game Awards
👉 Quais games você curte jogar online? Comente no Fórum TechTudo
The Game Awards 2023 – Baldur’s Gate 3 (PS5, XBSX/S, PC)
Baldur’s Gate 3 é um título da produtora Larian Studios baseado no popular RPG de mesa Dungeons & Dragons. O game ficou disponível em desenvolvimento por acesso antecipado durante quase 3 anos, até surpreender jogadores com um mundo incrível de fantasia repleto de opções. Durante a história, usuários podem resolver conflitos com diálogo ou partir para o combate tradicional em turnos baseado no D&D 5ª Edição. Baldur’s Gate 3 era tido como o favorito da categoria no TGA 2023, superando grandes nomes como The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom e Alan Wake 2.
No papel de um herói criado pelos jogadores, com diversas opções de aparência e classe, usuários precisam enfrentar uma invasão silenciosa de parasitas mentais nos Reinos Esquecidos (Forgotten Realms). O jogo também teve uma grande explosão de popularidade devido a uma transmissão ao vivo banida no TikTok devido a uma polêmica cena de sexo. Apesar de inicialmente só estar disponível no PS5 e PC, o game foi lançado no Xbox Series X e Xbox Series S no dia da premiação.
Baldur’s Gate 3 ganhou o prêmio de Melhor Jogo do Ano no The Game Awards 2023 com seu incrível mundo de fantasia
Reprodução/Steam
The Game Awards 2022 – Elden Ring (PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC)
Elden Ring foi um fenômeno em 2022, ao combinar a tradicional fórmula desafiadora de Dark Souls com um rico mundo aberto para explorar. Esse foi o segundo game da From Software a ganhar o Melhor Jogo do Ano – junto com Sekiro: Shadows Die Twice, que falaremos mais para frente. O game contou com o diretor Hidetaka Miyazaki, criador do gênero Souls, e também participação do famoso escritor George R. R. Martin de Game of Thrones na criação da ambientação do mundo.
A história do jogo segue um “Maculado”, um protagonista sem nome que precisa derrotar semideuses em combates extremamente difíceis. Seu objetivo é recuperar runas e restituir a proteção do “Elden Ring”, destruído pela Rainha Marika. Assim como em Dark Souls, há muitas oportunidades para morrer para inimigos comuns, porém os jogadores podem ficar mais fortes e habilidosos a cada desafio.
Elden Ring se tornou um fenômeno mesclando a desafiadora fórmula “Souls” com um rico mundo aberto que conquistou o The Game Awards 2022
Divulgação/ Bandai Namco
The Game Awards 2021 – It Takes Two (PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC)
It Takes Two foi uma das maiores surpresas na história do evento. O game do diretor Josef Fares não surpreendeu em sua vitória apenas por ser um jogo independente, mas por ser um título obrigatoriamente multiplayer que precisa ser jogado com um amigo em tela dividida. Sua história acompanha um casal, Cody e May, que estão prestes a se separar, até que são transformados em bonecos pano após um desejo de sua filha para que eles fiquem juntos.
O casal precisa se unir para conseguir se libertar dessa “magia”, sendo necessário encarar desafios de plataforma e quebra-cabeça que exigem cooperação dos próprios jogadores. Durante o processo, eles são aconselhados por um livro falante de terapia de casais do Dr. Hakim, que acaba por ajudá-los a consertar seu relacionamento. Ao comprar o game, usuários ganham também uma versão extra para convidar um amigo para jogar, já que ele é obrigatoriamente multiplayer. A versão do Nintendo Switch foi lançada um pouco depois das outras em 2022.
O jogo independente multiplayer cooperativo It Takes Two foi uma grande surpresa como vencedor do The Game Awards 2021
Reprodução/Nintendo Game Store
The Game Awards 2020 – The Last of Us 2 (PS4)
The Last of Us 2 colocou jogadores no papel de Ellie, a jovem que eles protegiam como Joel no primeiro game. O game ainda se passa no mesmo mundo pós-apocalíptico, em que pessoas infectadas pelo fungo Cordyceps se transformaram em criaturas violentas. Além disso, o enredo do jogo da produtora Naughty Dog alterna entre o ponto de vista de Ellie e uma nova personagem chamada Abby, mostrando dois pontos de vistas diferentes de duas pessoas tentando sobreviver neste mundo que se tornou cada vez mais violento.
A gameplay do jogo foi expandida na sequência com grandes áreas para explorar, trechos furtivos, tiroteios contra inimigos humanos e muito mais. A grande força de The Last of Us 2 no entanto está em sua narrativa que carrega um impacto raramente visto em games. Vale lembrar que o jogo vai ganhar uma versão remasterizada no PlayStation 5 (PS5) chamada The Last of Us 2 Remastered em 19 de janeiro de 2024.
The Last of Us 2 venceu o The Game Awards 2020 com sua intensa e violenta história de vingança em um mundo pós-apocalíptico
Reprodução/PlayStation Game Store
The Game Awards 2019 – Sekiro: Shadows Die Twice (PS4, XB, PC)
Sekiro: Shadows Die Twice foi o primeiro game da From Software a ganhar o The Game Awards. Assim como Elden Ring, o jogo do diretor Hidetaka Miyazaki se inspirou na aclamada fórmula de Dark Souls, mas com ideias próprias que o tornaram único. Dessa vez, usuários controlam Wolf, o “lobo de um braço só”, um shinobi que precisa resgatar seu senhor raptado e se vingar do clã que o capturou para recuperar sua honra.
A gameplay apresenta o mesmo (alto) nível de dificuldade da série Souls, porém com um maior foco em aparar golpes e contra-atacar. Além disso, Sekiro oferece mais opções de exploração com uma corda com gancho no braço de Wolf, que permite que ele acesse locais altos e a possibilidade de abater inimigos furtivamente.
Sekiro: Shadows Die Twice venceu o The Game Awards 2019 com alguns conceitos da fórmula “Souls” misturados a novas ideias
Reprodução/Xbox Store
The Game Awards 2018 – God of War (PS4, PC)
God of War é uma espécie de “reboot” que continua a saga de Kratos, porém agora mais velho e nos reinos da mitologia nórdica. O enredo também mostra como o personagem aprendeu a controlar melhor sua raiva, além de explorar seu lado paterno com a presença de seu filho Atreus. A série já era sucesso no PlayStation 3 (PS3) e PlayStation 2 (PS2), mas retornou bem diferente no jogo da Santa Monica Studio, da Sony.
A gameplay mudou para um sistema de ação em terceira pessoa, menos frenético que o original, porém mais profundo e com maior exploração dos cenários. Em 2018, o game ganhou de um dos favoritos, Red Dead Redemption 2 , de certa forma “se vingando” pela derrota em 2010, quando God of War 3 perdeu para o primeiro Red Dead Redemption. A versão PC do jogo foi lançada em 2022.
God of War reimaginou a franquia e trouxe uma nova jornada para Kratos na mitologia nórdica vencendo o The Game Awards 2018
Reprodução/Steam
The Game Awards 2017 – The Legend of Zelda: Breath of the Wild (SW, WiiU)
The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi um marco na clássica franquia da Nintendo, já que apresentou um jogo reinventado para Nintendo Switch e Nintendo Wii U. O game introduziu um gigantesco mundo aberto como nunca antes visto na franquia, que se tornou ainda mais excepcional graças a uma liberdade na gameplay e diferentes formas de resolver problemas. Após despertar de um sono de 100 anos, o protagonista Link precisa encontrar uma maneira de derrotar o vilão Ganondorf e salvar a Princesa Zelda, mas como o usuário alcançará esse objetivo depende apenas dele.
Sua gameplay introduziu vários elementos de física, interações inusitadas entre itens, objetos e inimigos, além de um mundo repleto de detalhes. A vitória do primeiro game fez com que sua sequência The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom fosse um dos grandes favoritos para 2023, porém o game foi derrotado por Baldur’s Gate 3.
The Legend of Zelda: Breath of the Wild encantou com seu mundo aberto e levou a franquia a um novo patamar de excelência garantindo sua vitória no The Game Awards 2017
Divulgação/Nintendo
The Game Awards 2016 – Overwatch (PS4, XB, SW, PC)
Overwatch , da Blizzard, é dono de uma das vitórias mais inesperadas do evento – junto a It Takes Two. O game se tornou febre no ano de 2016, superando Uncharted 4: A Thief’s End . Vencedor também da categoria de Melhor Multiplayer e Melhor Esports, Overwatch é um game competitivo de equipes em que times de 6 jogadores se enfrentam em modos, que vão desde o mata-mata tradicional até escolta de objetivos e defesa de pontos de interesse.
O que mais chamava atenção no jogo era seu elenco de personagens diverso que esbanjavam carisma, como Tracer, D.Va, Brigitte, Mei, Mercy, Lucio, Reinhardt, Winston, Reaper, entre outros que foram adicionados em atualizações gratuitas, cada qual com sua classe e estilo de jogar. Atualmente o game foi reformulado e substituído pela versão gratuita Overwatch 2, com times de 5 integrantes e mais personagens lançados desde então. Vale ressaltar que a versão do Nintendo Switch saiu apenas em 2019.
Overwatch foi o vitorioso no The Game Awards 2016, um feito raramente conquistado por jogos multiplayer
Divulgação/Blizzard
The Game Awards 2015 – The Witcher 3: Wild Hunt (PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC)
The Witcher 3: Wild Hunt é um game de ação e RPG da CD Projekt Red baseado na série de livros do autor polonês Andrzej Sapkowski. O jogo segue os passos do bruxo Geralt de Rívia, um caçador de monstros que não é bem visto pela sociedade, mas em quem todos confiam quando surgem criaturas perigosas. Durante a história, há um grande foco em personagens complexos com personalidades profundas e missões que exploram as emoções e lados sombrios das pessoa que vivem nesse mundo.
Neste terceiro game, Geralt precisa encontrar sua filha adotiva Ciri, que está fugindo de uma força sobrenatural chamada Caçada Selvagem (Wild Hunt), passando por grandes aventuras pelo caminho. O gameplay chamou atenção pelo seu foco não apenas no combate contra monstros, mas em rastreá-los e estudá-los como um verdadeiro caçador que precisa conhecer sua presa antes de enfrentá-la. A versão para Nintendo Switch do jogo também saiu alguns anos depois das outras em 2019.
The Witcher 3: Wild Hunt conquistou o The Game Awards 2015 com sua jogabilidade de ação e RPG que exige preparo e treino para enfrentar monstros
Divulgação/Xbox
The Game Awards 2014 – Dragon Age: Inquisition (PS4, XB, PS3, X360, PC)
Dragon Age: Inquisition foi o primeiro vencedor do The Game Awards em sua edição reformulada em 2014. O RPG da BioWare e Electronic Arts colocou os jogadores para criarem seu próprio personagem, que se o líder da “Inquisição”, uma força de guerreiros que viaja pelo mundo de Thedas tentando encontrar uma forma de fechar os portais nos céus pelos quais demônios estão saindo.
Assim como em outros jogos da BioWare, como Mass Effect, há uma grande quantidade de diálogos, relacionamentos e opções que alteram como você encara a história e os outros personagens. O sistema de combate foi um dos pontos mais aclamados na época, pois além de oferecer o tradicional combate de RPG, Dragon Age: Inquisition também permitia que usuários pausassem completamente a ação e encarassem a batalha como se fosse um jogo de estratégia tático, dando ordens para suas unidades através de uma visão aérea.
Dragon Age: Inquisition venceu o primeiro The Game Awards em 2014 com seu misto de RPG e jogo de estratégia em seu gameplay
Reprodução/Steam
Com informações de Steam (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7), PlayStation Store (1, 2 e 3), Nintendo Game Store
🎥 5 jogos que são considerados os melhores da história e você não sabia!
5 jogos que são considerados os melhores da história e você não sabia!
Mais do TechTudo

Tags

Compartilhar:

Em Destaque
Categoria

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.