Janja hackeada: veja 7 figuras públicas que já tiveram contas invadidas


Primeira dama é a vítima mais recente de invasões em redes sociais; confira outras sete figuras públicas que também sofreram ataques virtuais e saiba como se proteger A primeira-dama Janja Lula da Silva sofreu um ataque hacker em seu perfil no X (antigo Twitter) na última segunda-feira (11). A conta com 1,2 milhão de seguidores foi utilizada pelo invasor para compartilhar mensagens ofensivas e até conteúdos pornográficos. Com o evento, a socióloga se tornou parte de uma extensa lista que já tiveram suas contas em redes sociais invadidas. De brasileiros como Neymar, Luísa Sonza e Pabllo Vittar a celebridades estrangeiras, como Adam Sandler e Taylor Swift, inúmeros nomes famosos já foram vítimas da ação de hackers e comprovam que todos precisam se proteger no mundo virtual.
Como saber se o seu celular está sendo rastreado/monitorado por alguém
Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Em casos mais graves, as personalidades tiveram a intimidade exposta ou seus perfis foram utilizados para disseminação de informações falsas e ofensivas. A seguir, confira sete vezes que os famosos tiveram contas nas redes sociais hackeadas e saiba como se proteger da ação de invasores.
Janja hackeada: veja 7 figuras públicas que já tiveram contas invadidas
Reprodução/Instagram
📝 Por que o Brasil é tão presente nas redes sociais? Veja mais no Fórum TechTudo
1. Neymar
Neymar Jr., atacante do Al Hilal, teve sua conta do X invadida em março deste ano e acabou virando alvo de memes nas redes sociais. Até a ex-namorada do jogador, a atriz Bruna Marquezine, foi citada nas brincadeiras que ciruclaram na web. Na época, a irmã do jogador, Rafaella, também foi hackeada e o criminoso aproveitou para entrar na brincadeira, publicando a frase “TE AMO @BruMarquezine” pelo perfil da influencer. A invasão foi feita pelo hacker Zetsy, que já havia se apoderado de perfis de outros atletlas, como Rodinei e Diego Ribas, ex-jogadores do Flamengo.
Neymar teve sua conta do X (antigo Twitter) invadida pelo hacker Zetsy, que já havia hackeado outros jogadores de futebol
Divulgação/CBF (Lucas Figueiredo)
2. Luísa Sonza
Em 2019, a conta do Instagram da cantora Luísa Sonza foi hackeada e uma foto íntima chegou a ser publicada nos Stories. A artista só ficou sabendo do crime quando acordou no dia seguinte com ligações de diversos amigos. Na ocasião, Luísa fez uma série de publicações explicando que havia sido hackeada e que a foto postada tinha sido enviada na noite anterior para o então marido, Whindersson Nunes. A cantora também se posicionou nas redes lamentando comentários de internautas que diziam que ela mesma tinha divulgado o nude. “Não sou idiota de postar uma foto assim”, disse a cantora.
Vale lembrar que algumas medidas de segurança devem ser adotadas ao enviar nudes para evitar que hackers roubem as imagens. Também não é aconselhável manter fotos e vídeos íntimos no celular e no serviço de nuvem.
Luísa Sonza teve nude vazado na própria conta do Instagram, após ser hackeada
Reprodução/Netflix
3. Marcos Pontes
O hackeamento da conta de Marcos Pontes no antigo Twitter serve como lembrete de que ninguém está imune a enfrentar esse tipo de situação. Isso porque Pontes foi Ministro da Tecnologia no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e, mesmo assim, não escapou da invasão virtual. O episódio aconteceu em setembro de 2022, no auge da campanha eleitoral. A mensagem deixada pelo invasor apresentava um texto em apoio à eleição de Lula, adversário político de Pontes. A ironia não passou despercebida. “Se até um ex Ministro da Tecnologia foi hackeado, pra que serve minha autenticação de 2 fatores?”, brincou um internauta na época.
Nem o ex-Ministro da Tecnologia Marcos Pontes foi poupado pelos hackers no antigo Twitter
Divulgação/MCTI
4. Taylor Swift
Os perfis de Twitter e Instagram da cantora Taylor Swift foram hackeados em 2015, quando a estrela era a quarta maior conta na antiga rede do passarinho azul. Os hackers, conhecidos como @lizzard e @veriuser, usaram o espaço para pedir que o público da Loirinha os seguisse. @lizzard se dizia ligado ao grupo de hackers chamado Lizard Squad, que reivindicou diversos ataques, como invasões ao serviço de Internet da Coreia do Norte e aos sites do Xbox Live e da PlayStation Network. O criminoso também fez ameaças de divulgar supostas imagens íntimas da cantora em troca de bitcoins.
Já @veriuser tuitou uma captura de tela provando que tnha acesso à conta de Swift. Muitos fãs aproveitaram o caos para solicitar que eles os seguissem de volta a partir da conta dela. Os posts foram excluídos alguns minutos depois da invasão. Também nas redes, a cantora afirmou que os invasores não encontrariam nudes em suas contas e ainda brincou com a situação tuitando a frase “hackers gonna hack” (hackers vão hackerar), em uma referência ao seu hit Shake it Off.
A cantora Taylor Swit teve suas contas do Instagram e do Twitter hackeadas em 2015
Reprodução/IMDb
5. Pabllo Vittar
Em 2017, o canal de Pabllo Vittar no YouTube foi invadido e teve um de seus clipes deletado. O vídeo de “K.O” foi excluído e uma foto de Jair Bolsonaro — então deputado federal — sem camisa foi colocada no lugar da imagem de exibição do perfil. A situação se tornou ainda mais grave quando invasores incluíram três vídeos na conta, com letras ofensivas, que falavam de pedofilia. A descrição dos vídeos atribuía o ataque ao grupo Sh4dowNetwork, que, no entanto, negou a autoria da invasão por meio de uma postagem no antigo Twitter. O perfil também publicou dados de conexão de alguém que seria o suposto invasor.
Canal de Pabllo Vittar no YouTube foi hacketado em 2017
Reprodução/Celso Tavares/g1
6. Cid Moreira
Cid Moreira teve sua conta do Instagram hackeada em 2019 e teve posts apagados
Reprodução/Paulo Mumia/Extra
Em 2019, o jornalista Cid Moreira teve sua conta no Instagram hackeada. Diversos posts foram deletados e o perfil, que tinha 300 mil seguidores, passou a contar com apenas com 40 mil. O locutor, que na época tinha 91 anos, postou um vídeo ao lado da esposa Fátima Sampaio explicando o ocorrido e alegando que não desistiriam da rede social. Na época, o casal atribui a invasão a um hacker turco. Atualmente, quatro anos após o ataque, o perfil do jornalista no Instagram já é seguido por mais de 1 milhão de pessoas.
7. Adam Sandler
O ator americano Adam Sandler teve sua conta no Twitter hackeada no começo de 2020. Os invasores compartilharam ofensas contra Mariah Carey e Donald Trump e retuitaram postagens racistas, atacando o ex-presidente americano Barack Obama. Felizmente, a conta, que na época contava com 2,4 milhões de seguidores, foi bloqueada logo após a invasão criminosa.
O comediante Adam Sandler teve sua conta no Twitter hackeada por invasores racistas
Reprodução/Gregg DeGuire/WireImage
Como se proteger de invasões hackers?
Algumas medidas básicas de segurança podem ser adotadas para prevenir invasões e ataques de hackers. O uso de senhas fortes e exclusivas para cada conta é importante para proteger os dados, evitando que o usuário se torne um alvo fácil. Além disso, a ativação da autenticação de dois fatores (2FA) acrescenta uma camada extra de segurança, exigindo um código de verificação gerado por um aplicativo ou SMS, além da senha inicial. Manter os softwares atualizados também é uma prática importante, já que novas versões de programas e apps geralmente incluem correções de segurança que impedem o acesso não autorizado a dispositivos e contas.
Também é aconselhável ter cautela ao lidar com links e anexos em e-mails e mensagens, proteger a rede Wi-Fi doméstica com uma senha elaborada e evitar o uso de redes públicas sem criptografia ao navegar na web. A utilização de firewall e antivírus atualizados é recomendável, oferecendo uma defesa adicional contra malware e outros tipos de ataques. Fazer backups regulares dos dados também é uma prática preventiva importante para proteger informações em caso de um eventual invasão.
Com informações de G1 (1 e 2), The Guardian, Wired
Mais do TechTudo
Veja também: O que acontece quando bloqueio alguém no WhatsApp?
O que acontece quando bloqueio alguém no WhatsApp?

Tags

Compartilhar:

Em Destaque
Categoria

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.