É fã de vilões? Veja os 10 melhores do cinema, segundo os críticos


Da malvada adolescente Regina George a Darth Vader e ao Coringa, esses vilões cinematográficos aqui prometem superar os limites da vilania (se é que eles existem!); confira mais detalhes Os melhores vilões do cinema marcaram crítica e público, seja por atrocidades cometidas, cenas icônicas ou até uma redenção no fim da trama. De qualquer jeito são personagens que ficam na história das telinhas. Grandes antagonistas do cinema, como o bruxo Voldemort, a abelha rainha Regina George, bem como o popular Darth Vader, da franquia Star Wars, são alguns bons exemplos. Por sorte podemos ver todas seus planos e trapaças em streamings como Netflix, Amazon Prime Video e Max.
Pensando em todo essa vilania, o TechTudo preparou uma lista com os 10 maiores (e mais terríveis) vilões das telonas, segundo os críticos e a aprovação popular. Vale mencionar que o conteúdo desta matéria foi baseado em listas de portais que incluem a visão da crítica sobre o assunto, como o Collider e Movie Web. Nos tópicos a seguir, você pode acompanhar mais detalhes sobre os personagens que você adora odiar. Confira:
🎬 Stremio é legal? Tudo sobre a plataforma para assistir filmes e séries grátis
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Voldemort é o bruxo das trevas mais poderoso, responsável por espalhar a escuridão sobre a comunidade mágica
Reprodução/IMDb
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar os seguintes vilões do cinema:
Voldemort (Harry Potter)
Darth Vader (Star Wars)
Norman Bates (Psicose)
Joker (Coringa)
Sauron (O Senhor dos Anéis)
Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes)
Jack Torrance (O Iluminado)
Pazuzu/Regan MacNeil (O Exorcista)
Miranda Priestly (O Diabo Veste Prada)
Regina George (Meninas Malvadas)
1. Voldemort (Harry Potter)
Você com certeza já ouviu falar de Lord Voldemort (Ralph Fiennes), o bruxo das trevas mais perigoso de todos os tempos e o responsável pelo período mais sombrio da comunidade mágica do universo de Harry Potter. Nascido como um “meio-sangue”, chamado Tom Riddle, o feiticeiro se aprofundou no Estudo das Artes das Trevas, recrutando seguidores supremacistas, intitulados como Comensais da Morte. Quase derrotado pelo bebê dos Potter, ele passa a viver escondido, buscando recuperar seus poderes para se vingar de Harry. Todos os oito longas estão presentes no catálogo da Max.
2. Darth Vader (Star Wars)
Grande vilão da franquia, Darth Vader (David Prowse) é um ciborgue de voz metálica. Originalmente um Jedi chamado Anakin Skywalker, ele foi o pupilo de Obi-Wan Kenobi, mas acabou se convertendo para o lado sombrio da Força pelo Chanceler Palpatine. Embora tenha sido interpretado por diferentes atores, o dublador James Earl Jones foi quem imortalizou sua voz nos cinemas, o que contribuiu para que o personagem se tornasse um dos vilões mais icônicos da cultura popular. Vale lembrar que toda a franquia Star Wars está disponível no Disney+.
Darth Vader se transformou em um ícone da cultura pop
Reprodução/IMDb
3. Norman Bates (Psicose)
O excêntrico e tenso Norman Bates (Anthony Perkins) é o dono do estabelecimento Bates Motel, no clássico do terror psicológico do cineasta Alfred Hitchcock. Aqui, o personagem é alguém de quem você possivelmente nunca suspeitaria, mas ele foi o responsável por uma das mais clássicas e icônicas cenas de assassinato do cinema: a do chuveiro, como é conhecida popularmente. Isso realmente redefiniu o gênero do terror nas telonas, principalmente na década de 1960, quando o filme foi originalmente lançado. A obra pode ser vista no Telecine (via Globoplay) e Oldflix.
Anthony Perkins como Norman Bates em Psicose
Reprodução/IMDb
4. Coringa (Batman: o Cavaleiro das Trevas)
Desde sua primeira aparição nos quadrinhos até a clássica interpretação de Heath Ledger em O Cavaleiro das Trevas (2008), o personagem é um homem que fará qualquer coisa para atingir seus objetivos, mesmo que isso implique a morte de alguém. Classificado como um psicopata com um senso de humor sádico, suas ações têm um toque doentio que só uma verdadeira mente criminosa é capaz de idealizar. É válido lembrar que o Coringa ainda é o arqui-inimigo do Batman. O personagem rendeu óscar para Ledger e Joaquim Phoenix, que interpretou o personagem no filme Coringa (2019). Os dois longas podem ser vistos na Max.
Coringa foi o último grande papel de Heath Ledger nos cinemas, antes da morte do astro em janeiro de 2008
Reprodução/IMDb
5. Sauron (O Senhor dos Anéis)
No clássico livro homônimo de J.R.R. Tolkien, o vilão é descrito como “um grande olho, sem pálpebras, envolto em chamas”. Apesar de no papel isso não parecer muito aterrorizante, foi nas telonas com a trilogia dirigida por Peter Jackson que o vilão conquistou o público e mostrou o mal que era capaz de fazer. Conhecido também como o Lorde das Trevas de Mordor, Sauron (Sala Baker) aparece nas primeiras cenas da franquia épica como um enorme cavaleiro capaz de destruir batalhões inteiros com um único golpe. Anos depois, mesmo sem sua forma corpórea, o vilão ainda aparece na mente de Frodo (Elijah Wood) sempre que ele coloca O Anel. Os três filmes da franquia estão disponíveis na Max e no Amazon Prime Video.
Olho de Sauron, de O Senhor dos Anéis, é o grande vilão da trilogia épica
Divulgação/Warner Bros.
6. Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes)
Na maior parte dos filmes, os grandes vilões geralmente são definidos por suas ações, mas é o silêncio perturbador de Hannibal Lecter (Anthony Hopkins) que o caracteriza como um dos maiores e mais inteligentes vilões do cinema. Em O Silêncio dos Inocentes, disponível no Amazon Prime Video, o personagem, apesar de seus atos horríveis envolvendo canibalismo, parece estar sempre vários passos à frente de qualquer pessoa, incluindo a detetive Clarice Starling (Jodie Foster), o que o torna um inimigo cativante. Apenas 16 minutos de tela foram suficientes para o vilão aterrorizar o público e render um oscar de Melhor Ator para Hopkins.
O canibal Hannibal Lecter, interpretado pelo ator Anthony Hopkins
Reprodução/IMDb
7. Jack Torrance (O Iluminado)
O filme O Iluminado é considerado um dos maiores filmes de terror de todos os tempos e parte das honras desse título se deve ao vilão Jack Torrance (Jack Nicholson). Isso porque o escritor, que luta contra um severo bloqueio criativo, passa a cuidar de um hotel nesse meio tempo. Contudo, é durante as férias que ele leva a família para o estabelecimento, onde acaba enlouquecendo. Aqui, o público pode ver como um exagerado e bobo personagem se transforma genuinamente em uma figura ameaçadora da noite para o dia. A obra cinematográfica do diretor Stanley Kubrick pode ser assistida na Max.
Jack Nicholson como Jack Torrance em famosa cena de O Iluminado
Reprodução/IMDb
8. Pazuzu/Regan MacNeil (O Exorcista)
Em muitos filmes de terror, principalmente aqueles que envolvem possessões demoníacas, há vilões invisíveis que apenas aparecem na trama por meio de hospedeiros, isto é, assumindo o corpo de um personagem que inicialmente não seria malvado. Esse é o caso de Regan MacNeil (Linda Blair) em O Exorcista, disponível para aluguel no Amazon Prime Video e Apple TV+. A jovem de apenas 12 anos é possuída por uma entidade demoníaca conhecida como Pazuzu, que a faz fazer coisas alarmantes e completamente aterrorizantes.
A franquia O Exorcista é composta por cinco longa-metragens e tem um sexto a caminho; título estreia em outubro de 2023
Reprodução/IMDb
9. Miranda Priestly (O Diabo Veste Prada)
Se você pensa que apesar de elegante Miranda Priestly (Meryl Streep) não pode ser o verdadeiro diabo, você está enganado. A famosa editora-chefe da revista de moda fictícia Runway é conhecida no ramo jornalístico por seu comportamento gélido com os funcionários e sua atitude de diva, sempre com uma exigência ou crítica na ponta da língua para fazer. Disponível no Star+, a comédia dramática, apesar de mostrar um lado totalmente manipulador da personagem, ainda traz um retrato de uma mulher forte e independente com um alto cargo no mundo da moda e do jornalismo no começo dos anos 2000.
Miranda Priestly é a grande vilã na comédia dramática O Diabo Veste Prada
Divulgação/20th Century Fox
10. Regina George (Meninas Malvadas)
Todo bom fã de comédia romântica high school com certeza já deve ter se deparado com Regina George (Rachel McAdams). A famosa e popular abelha rainha do Colégio North Shore é a grande antagonista de Meninas Malvadas, presente no Paramount+, e a verdadeira pedra no sapato da ingênua Cady Heron (Lindsey Lohan). A vilã, apesar de ser apenas uma adolescente, é capaz de fazer tudo ao seu alcance para conseguir o que deseja. Por isso, ela sente a constante necessidade de controle, que é acompanhada de um enorme senso de superioridade e táticas de manipulação especializadas. Isso é tão barro, não é mesmo?
Regina George é a abelha rainha do Colégio North Shore na trama
Divulgação/Paramount Pictures
Com informações de Collider, Empire e Movie Web
🎥 Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Saiba Mais
Initial plugin text

Tags

Compartilhar:

Em Destaque
Categoria

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.