Curtiu O Problema dos 3 Corpos? Veja 15 séries de ficção científica na Netflix


De Stranger Things a Black Mirror, a Netflix tem diversas opções de tramas com enredos distópicos e futuristas para quem gostou de O Problema dos Três Corpos; confira a lista A série O Problema dos 3 Corpos é uma das novas investidas da Netflix no campo da ficção científica, gênero sempre em voga no meio audiovisual. A nova série da dupla David Benioff e D.B. Weiss, ex-showrunners de Game of Thrones, se soma a outras produções exclusivas e licenciadas do streaming vermelho que são sucesso de público e crítica, como Stranger Things, The OA, Altered Carbon e The 100.
Para ajudar o público que gosta de produções mais “viajadas” e complexas, o TechTudo listou as 15 produções da Netflix que são um verdadeiro deslumbre do futuro. São títulos de alta tecologia que fizeram boas pontuações em agregadores de resenhas como IMDb e Rotten Tomatoes. Em cada uma das dicas a seguir você confere informações sobre elenco, enredo e repercussão entre o público e imprensa.
🎬 Veja 15 filmes gostosos para assistir depois do trabalho e relaxar
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Última temporada de Black Mirror teve lançamento em junho de 2023
Divulgação/Netflix
📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo
Na lista de séries de ficção científica do TechTudo, você vai encontrar:
Altered Carbon
3%
Black Mirror
Dark
Travelers
Sense8
The 100
Alice in Borderland
The OA
Black Knight
Love, Death + Robots
Perdidos no Espaço
1899
Expresso do Amanhã
Stranger Things
Bônus: Coleção Star Trek
1. Altered Carbon (2018–2020)
Assim como O Problema dos 3 Corpos, Altered Carbon é também uma adaptação de uma famosa franquia da literatura sci-fi; neste caso, a saga de livros do autor Richard K. Morgan. O show criado pela roteirista Laeta Kalogridis (Alita: Anjo de Combate) traz uma estética cyberpunk típica de clássicos como Blade Runner (1982) e Akira (1988). No elenco estão presentes Chris Conner (The Rookie), Renée Elise Goldsberry (Hamilton), Dichen Lachman (Ruptura) e Anthony Mackie (Falcão e o Soldado Invernal).
Em um momento da história localizado a 300 anos no futuro, a humanidade inventou uma forma de alterar suas consciências para novos corpos ou preservá-los. Nesse universo conhecemos Takeshi Kovacs, um guerreiro de elite que morreu durante uma revolta política. Sua consciência pode ser ressucitada pelo político influente Laurens Bancroft (James Purefoy), mas para isso Kovacs deverá resolver o mistério de seu próprio assassinato. As duas temporadas receberam nota 7,9 no IMDb e aprovação de 75% no Rotten Tomatoes.
Altered Carbon é uma adaptação dos livros de Richard K. Morgan
Reprodução/The Movie Database
2. 3% (2016–2020)
O Brasil não está indiferente às produções de ficção científica. Tanto que, em 2016, lançou uma das séries do gênero no país. 3% usa da desigualdade brasileira para compor uma distopia cheia de mistérios e reviravoltas. A produção criada por Pedro Aguilera (Onisciente) é estrelada por Bianca Comparato (Morto Não Fala), Vaneza Oliveira (Mãe Não Chora), Rodolfo Valente (13 Andares), João Miguel (Estômago) e Zezé Motta (Doutor Gama).
Em uma época distante do futuro, a imensa maioria da sociedade brasileira vive na completa pobreza em uma porção de território conhecida como Continente. Ao completar 20 anos, os jovens podem participar de um teste de seleção conhecido como “Processo”, onde podem conquistar uma vaga para morar no Maralto, região ocupada pela elite. Mas para se dar bem na disputa, é preciso enfrentar uma série de provas de avaliação física, intelectual, moral e psicológica. O primeiro ano da série obteve 85% de aprovação no RT, além de nota 7,3 no Rotten.
3% é uma série de ficção científica distópica que conquistou as atenções mundiais na primeira temporada
Reprodução/The Movie Database
3. Black Mirror (2011 – presente)
O lado perverso e obscuro da tecnologia e das relações modernas é escancarada na série Black Mirror, antologia criada pelo showrunner Charlie Brooker que nada mais é do que o Além da Imaginação do século 21. O show britânico conquistou (e assustou) o público mundial com conteúdos impactantes que geraram o meme “Isso é muito Black Mirror”. Nos agregadores, as notas são de 8,7 no IMDb e aprovação de 83% no Rotten Tomatoes.
Estrelas do cinema e TV já estiveram no cast, como Aaron Paul (Breaking Bad), Daniel Kaluuya (Corra!), Bryce Dallas Howard (Jurassic World), Rory Kinnear (A Diplomata), Jon Hamm (Mad Man), entre outros. Das histórias que já circularam no show, já vimos uma animação virtual cômica se candidatar à presidência, uma mulher que convive com uma versão ciborgue do marido morto e um primeiro ministro que foi chantageado para sodomizar um porco.
O primeiro episódio de Black Mirror, The National Anthem, é também o mais impactante
Reprodução/IMDb
4. Dark (2017 – 2020)
Lançado no auge do sucesso de Stranger Things, Dark foi considerados por muitos a resposta germânica para o show estadunidense. Criado pela dupla de showrunners Baran bo Odar e Jantje Friese (1899), Dark explora conceitos de viagem no tempo e múltiplas dimensões, algo que pode confundir os espectadores menos atentos. Louis Hofmann (Terra de Minas), Karoline Eichhorn (Tartot), Lisa Vicari (Luna: Em Busca da Verdade) e Maja Schöne (Cowgirl) são alguns dos nomes do elenco principal.
No ano de 1986, na Alemanha, duas crianças desaparecem misteriosamente em uma cidade do interior. O fato revela fatos obscuros que envolvem quatro famílias ligadas à busca das crianças. Para enteder a complicada relação, são mostrados outros eventos ocorridos na mesma cidade nos anos de 1953 e 2019. O que era apenas um desaparecimento trivial se torna o começo de manifestações sobrenaturais na cidade. Dark tem nota 8,7 no IMDb e aprovação de 95% no Rotten Tomatoes.
Considerado o “Stranger Things da Alemanha”, Dark confundiu o público com tramas de multiverso
Reprodução/The Movie Database
5. Travelers (2016–2018)
Outra série de envolve viagem no tempo, mas de forma menos intricada que Dark, é Travelers. A produção americana criada por Brad Wright (franquia Stargate) conquistou bons índices de aceitação entre os assinantes da Netflix; no entanto, foi cancelada pela mesma após a terceira temporada. Estiveram no elenco Eric McCormack (Will & Grace), MacKenzie Porter (Inferno Sobre Rodas), Nesta Cooper (Quase 18), Jared Abrahamson (Fear the Walking Dead), e mais.
Em um período de centenas de anos no futuro, a humanidade criou uma forma de transportar sua consciência para outros momentos do tempo. Especialmente para pessoas do século XXI, onde esses viajantes cerebrais assumem a mentalidade de pessoas comuns. Ao chegarem nessa época da história, um grupo de viajantes compostos por um agente do FBI, uma mãe solteira e um estudante universitário, estudam uma forma de prevenir um mal que poderá acabar com a humanidade. Travelers tem nota 8 no IMDb e aprovação de 100% no RT.
Travelers obteve grande aclamação entre público e crítica, mas foi repentinamente cancelada pela Netflix
Reprodução/The Movie Database
6. Sense8 (2015 – 2018)
Com criação e direção das irmãs Lana e Lilly Wachowski (franquia Matrix), Sense8 foi um dos primeiros grandes sucessos da Netflix com produções originais. Infelizmente, para os fãs, o show foi cancelado após a segunda temporada, sob a alegação da plataforma de que os capítulos seriam de grande custo de produção. Enquanto foi exibida no streaming, a obra contou com Daryl Hannah (Kill Bill), Bae Doona (Kingdom), Alfonso Herrera (novela Rebelde), Jamie Clayton (Hellraiser de 2022), Max Riemelt (A Onda), entre outros.
Um grupo de oito pessoas de diversas partes do mundo estão conectadas mentalmente. Por meio dessa conexão, eles compartilham vivências e habilidades especiais. No entanto, a vida de cada um deles corre perigo quando um outro grupo misterioso passa a caçá-los. No IMDb, a avaliação do público para a série é de 8,2. No Rotten Tomatoes, a aprovação é de 86%.
Sense8 foi uma das primeiras grandes produções da Netflix. A obra teve direção e criação das irmãs Wachowski, responsáveis pela saga Matrix
Divulgação/Netflix
7. The 100 (2014–2020)
Original do canal CW, a série The 100 está disponível na Netflix com todas as sete temporadas disponíveis. A produção criada por Jason Rothenberg (The Red Star) envolve viagens pelo espaço e guerras nucleares, dois temas pertinentes do gênero sci-fi. Eliza Taylor (Cartão de Natal), Bob Morley (Me Ame), Marie Avgeropoulos (No Limite) e Isaiah Washington (Grey’s Anatomy) são alguns dos nomes do elenco.
Após um apocalipse nuclear devastar a Terra, uma nave com sobreviventes desembarca no planeta décadas depois do evento bélico. Os 100 enviados são jovens prisioneiros que viajam em busca de recursos para as estações espaciais. Por terem vivido toda a sua vida em espaçonaves, os exploradores poucos sabem dos perigos e aventuras que irão enfrentar na Terra, um planeta até então desconhecidos para eles. As médias são de 7,6 no IMDb e aprovação de 93% no Rotten Tomatoes.
Eliza Taylor, Bob Morley, Sachin Sahel, Jarod Joseph, Tasya Teles e Jordan Bolger em The 100
Reprodução/IMDb
8. Alice in Borderland (2020 – presente)
Dos mangás aos animes, as produções japonesas não estão indiferentes ao gênero sci-fi, como é o caso da franquia Alice in Borderland. Criada pelo mangaká Haro Aso (Zoom 100), a produção rendeu mangás, OVAs (sigla em inglês para Animação Original em Vídeo) e uma série live-action exclusiva da Netflix. A adaptação conta com Kento Yamazaki (live-action de Death Note), Tao Tsuchiya (Orange), Yūki Morinaga (Ichigo), Keita Machida (Me Encontre Depois da Escola) e Ayame Misaki (Esplendor) nos papéis principais.
O adolescente Ryohei Arisu (Yamazaki) estava em mais um dia comum de jogatina de videogame quando foi transportado para uma versão alternativa de Tóquio. Nessa nova realidade, ele descobre que as pessoas imersas no local participam de um jogo letal de sobrevivência onde resta quem ficar vivo até o fim. A produção conquistou aprovação de 85% no Rotten Tomatoes e nota 7,7 no IMDb.
Alice in Borderland é uma adaptação do mangá homônimo de Haro Aso
Foto: Reprodução/Netflix
9. The OA (2016–2019)
Criada e estrelada pela atriz Brit Marling (que elaborou a série junto com Zal Batmanglij), The OA é um sci-fi que aposta nos mistérios onde a fantasia, o sobrenatural e a tecnologia estão juntas e misturadas. Com apenas duas temporadas de 16 episódios, o show é ideal para quem gosta de produções mais curtas. Participam do elenco Jason Isaacs (Archie), Scott Wilson (The Walking Dead), Emory Cohen (Um Homem na Flórida), Kingsley Ben-Adir (Invasão Secreta), entre outros.
O enredo está centrado em Prairie Johnson (Marling), uma jovem que retorna para casa após passar sete anos desaparecida. Antes da ausência, Praire era uma garota cega adotada. Com o seu retorno, ela volta a enxergar perfeitamente. O retorno causa desconfianças no FBI, que diferente de sua família, não considera a cura de sua deficiência como um milagre. No entanto, Prairie se recusa a falar sobre o que aconteceu nos sete anos de desaparecimento. As médias são de 7,8 (IMDb) e 84% (RT).
Brit Marling é a estrela de The OA, série onde uma jovem ganha poderes após ficar cinco anos desaparecida
Reprodução/The Movie Database
10. Black Knight (2023–presente)
Entre dramas, comédias e histórias românticas, os doramas sul-coreanos já incluíram o sci-fi em sua programação, como é o caso da série Black Knight. O show criado pelo diretor Cho Ui-seok (Golden Slumber) se baseia no webtoon (quadrinhos criados para a Internet) do autor Lee Yun-kyun. Fazem parte do elenco Kim Woo-bin (Amor e Outros Dramas), Song Seung-heon (Obsessed), Kim Eui-sung (Invasão Zumbi) e Jin Kyung (O Veterano).
No universo de Black Knight, a Terra sucumbiu a um desastre ambiental que deixou o planeta árido, quase infértil e com ar tóxico. Nesse clima de devastação, pessoas são segredadas em ambientes insalubres ou abastados, dependendo de sua influência. Em meio ao caos vive o entregador 5-8 (Woo-bin), um ex-refugiado encarregado da missão insalubre de transportar recursos valiosos para pessoas mais pobres. O K-drama obteve 69% de aprovação no Rotten, mais a nota 6,4 no IMDb.
No mundo de Black Knight, há os entregadores, pessoas responsáveis por distribuir mantimentos básicos, como comida e oxigênio
Divulgação/Netflix
11. Love, Death + Robots (2019–presente)
Outra série antológica da lista é Love, Death + Robots, seriado onde a cada capítulo é mostrado uma história procedural ambientada em realidades futurísticas ou distópicas, oscilando entre os gêneros da comédia, drama, aventura e horror. Com criação de Tim Miller (Deadpool), a obra conta animações realizadas por diversos estúdios renomados, como Blur Studio (o principal), Polygon Pictures, Sony Pictures Imageworks e Blink Industries. A série tem no momento três temporadas, com uma quarta confirmada em 2022. As médias são de 8,4 no IMDb e aprovação de 86% no Rotten Tomatoes.
Love Death + Robots é uma série antológica que usa recursos modernos de animação
Divulgação/Netflix
12. Perdidos no Espaço (2018–2021)
Lembrada pela velha guarda de fãs de ficção científica, a série Perdidos no Espaço (1965 – 1968) até hoje é referência de produção do gênero na TV. Influenciada pela obra sessentista, a Netflix lançou em 2018 um reboot do show, com criação da dupla Matt Sazama e Burk Sharpless (Morbius). Toby Stephens (Soldado do Futuro), Molly Parker (Deadwood) e Maxwell Jenkins (Reacher) são alguns dos nomes do elenco.
Em um momento da expansão planetária da Terra, a família Robinson é escolhida para integrar uma colônia espacial já estabelecida. Durante a viagem para essa nova moradia, no entanto, todos os integrantes da família são mandados para um outro planeta, onde há diversos desafios relacionados às formas de vida. Resta aos Robinson sobreviver do jeito que pode nesse novo ambiente. No IMDb, a nota é de 7,3, enquanto no Rotten Tomatoes a aprovação é de 84%.
Produção da Netflix é um remake de série de 1965
Reprodução/The Movie Database
13. 1899 (2022)
Com o sucesso de Dark, os showrunners Baran bo Odar e Jantje Friese foram convocados a produzir mais um sci-fi na Netflix. Em 1899, os mistérios intricados conhecidos da dupla estão em um enredo de época estrelado por atores europeus. Fazem parte do show Emily Beecham (O Pacto), Aneurin Barnard (Citadel), Andreas Pietschmann (Dark), Miguel Bernardeau (Elite), e mais. Apesar de promissora, os fãs receberam a notícia do cancelamento da série ainda na primeira temporada.
A trama se passa no ano que dá nome ao título da série. Um navio repleto de imigrantes de diversas partes da Europa está em viagem rumo aos Estados Unidos. Cada um deles esconde motivações pessoais para a viagem, além de situações mal-resolvidas. Quando o comandante da embarcação encontra um outro navio isolado no oceano, todos os passageiros se envolvem em uma estranha conspiração. O show obteve nota 7,3 no IMDb e aprovação de 77% no Rotten Tomatoes.
Elenco de 1899, produção de época dos mesmos criadores de Dark
Reprodução/JustWatch
14. Expresso do Amanhã (2020–2025)
Spin-off do filme homônimo do cineasta sul-coreano Bong Joon Ho (Parasita), que por sua vez é uma adaptação da graphic novel francesa Le Transperceneige, a série Expresso do Amanhã dá continuidade aos conflitos presentes em um trem que vagueia por um mundo gélido. Com um novo elenco, a série agora é estrelada por Daveed Diggs (Hamilton), Jennifer Connelly (Top Gun – Maverick), Mickey Sumner (Frances Ha) e Alison Wright (The Americans).
Em um mundo assolado pelo congelamento global, um trem gigantesco circula por todo o globo em uma extensa linha ferroviária. Dentro dessa embarcação há uma tensão violenta entre dois grupos: a parte administrativa, comandada pela autoritária Melanie (Jennifer Connelly), e os passageiros da parte inferior do trem, liderados por Andre Layton, um ex-detetive incoformado com o tratamento desumando oferecido por Melanie e seus superiores. No IMDb, a série tem nota 6,9, enquanto no IMDb o show tem aprovação de 75%.
Série da Netflix dá continuidade ao universo do filme de Bong Joon Ho, lançado em 2013
Reprodução/The Movie Database
15. Stranger Things
De todas as produções da lista, Stranger Things se tornou mais que uma série sci-fi e, sim, um fenômeno cultural que impulsionou a popularidade da Netflix. Atualmente na produção de sua quinta e última temporada, o show criado pelos roteiristas Matt e Ross Duffer (Wayward Pines) é estrelado por Millie Bobby Brown (Donzela), Finn Wolfhard (It: A Coisa), Gaten Matarazzo (Honor Society), Caleb McLaughlin (Alma de Cowboy), Winona Ryder (Cisne Negro) e David Harbour (Noite Infeliz).
Em 1983, na cidade americana de Hawkins, o garoto de 11 anos Will Byers (Noah Schnapp) desaparece misteriosamente. Enquanto sua família parte em sua busca, seus amigos Mike (Wolfhard), Dustin (Matarazzo) e Lucas (McLaughlin) encontram uma garota misteriosa chamada Eleven (Brown). Os dois eventos estão interligados com uma série de experimentos secretos realizados em uma estação próxima da cidade que contém uma ameaça letal para os habitantes de Hawkins. O show tem nota 8,7 no IMDb e aprovação de 92% no Rotten Tomatoes.
A série Stranger Things conquistou fãs (e assinantes) no mundo todo com suas referências dos anos 1980
Divulgação/Netflix
16. Bônus: Coleção Star Trek
É impossível fazer uma lista de produções de sci-fi na TV e não citar Star Trek (ou Jornada nas Estrelas, na tradução brasileira) como uma das produções de referência. Exibida nos anos 1960, a ópera espacial rendeu, além do seriado de três temporadas, animações de TV, filmes no cinema e novos spin-offs para a televisão. Sete dessas produções estão disponíveis no catálogo da Netflix. Além da série original, integram o catálogo da Coleção Star Trek a série animada dos anos 1970, o filme de 2009 e os derivados A Nova Geração, Voyager, Enterprise e Deep Space Nine.
A franquia Star Trek iniciou-se como uma série de televisão, em 1966, e hoje encabeça uma série de mídias como filmes, games e livros
Divulgação/NBC
Com informações de IMDb e Rotten Tomatoes
🎥 Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica
Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica
Mais do TechTudo
r
Initial plugin text

Tags

Compartilhar:

Em Destaque
Categoria

RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.